sexta-feira, 27 de abril de 2012

Baixo elétrico, meu instrumento




Ahe galera que acompanha o Memória clássica, hoje vou falar um pouco do instrumento que me apaixonei a uns bons anos atrás...
Embora  eu tenha tocado, violão e  guitarra e ambos fazerem parte da minha musicalidade e historia como músico, foi no som grave do Baixo elétrico, que  que eu me realizei e tenho um prazer e  emoção indescritível de tocar, estudar e ler sobre o instrumento. Nessa foto tirada em 2010, eu e meu SX Jazz Bass Vintage Series  
Bom...vamos postar vídeos de baixistas fantásticos, que fizeram e ainda fazem a história desse maravilhoso instrumento, não vou separar por estilos, vale do Rock ao Jazz, e todas suas vertentes, grandes músicos que influenciaram e ainda fazem isso desde os anos 60 até hoje... quase todos os baixistas do mundo, alem dos "brasucas" que detonam nos graves...espero que gostem... 

Em 1951 Leo Fender,  cria um modelo Precision Bass e revoluciona o mundo da música, aparecia para ao mundo, o primeiro contrabaixo elétrico
  
 Pra começar as linhas de Baixo do maior para mim..não é só técnica que vale, mas importância... Paul...sempre 
Paul... 

Destaques no Rock:  

John Entwistle(The Who), Roger Glover(Deep Purple) , Geddy Lee(Rush), Chris Squire(Yes), Glenn Hughes(Deep Purple), Roger Waters(Pink Floyd), John Deacon(Queen), Stevie Haris(Iron Maiden), Geezer Butler (Black Sabath) , Adan Clayton(U2) e John Taylor(Duran Duran), Jack Bruce(Cream)

Agora.. os de outro mundo:

Jaco Pastorius( o melhor de todos),  Jeff Berlin, Francis Rocco Prestia, James Jamerson, Stanley Clark, Marcus Miller, Victor Wooten, Nathan East, Larry Graham, Boosty Collins, Les Claypool, Billy Sheeran, Abe Laboriel, Sturt Hamm, Verdine White, Bernard Edwards, Pinno Paladinno, Brian Bromberg, Jeff Schmidt e Jimmy Haslip

Meninas que tocam demais.....na sequência: 
Debra Killings, Lydia e a fantástica 
Tal Wilkenfeld  

 
 Para terminar........... 10 baixistas Brasileiros, poderia colocar uns 50 aqui, mas vou destacar os 10 melhores em minha modesta opinião, lembrando que vale o critério história e importancia, nao apenas técnica....a começar pelo saudoso Nico Assunção, o maior de todos....em importancia, técnica, história e "feeling"....


depois, Sizão Machado, Luizão Maia, Arismar do Espirito Santo, Celso Pixinga, Ney Conceição, Serginho Carvalho, Marcelo Mariano,  Alberto Continentino, Thiago Espirito Santo e Arthur Maia 


Acabou por hoje....acho que o mundo dos graves e grooves foram bem representados hoje.......... é isso ahe....

até a próxima!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário